Detran BA IPVA

Hoje traremos a você todas as informações necessárias a respeito do Detran BA IPVA, a fim de sanar as possíveis dúvidas que tenha sobre o assunto.

Afinal de contas, não possuir pendências com o Detran e o IPVA é fundamental para continuar rodando com o seu veículo por todo o território brasileiro.

Vamos lá? Tenha uma ótima leitura!

Detran BA IPVA


Detran BA IPVA consulta

Caso queira saber o valor do seu Detran BA IPVA, ou ver os débitos que possui, siga a instrução:

Passo 1: Entre no site do Detran BA, clicando IPVA.

Passo 2: No lado esquerdo da tela, você verá algumas opções, dentre elas, “consultar situação”. Então, clique nessa opção.

Passo 3: Será aberta uma nova guia automaticamente, para que consulte a situação do seu veículo.

Passo 4: Então, opte por Renavam ou Chassi, confirme que você não é um robô e clique em “pesquisar”.

Fácil, não é mesmo? Sem sair de casa, você consegue se informar de qualquer detalhe pelo próprio site do Detran, de forma clara e objetiva.


Detran BA IPVA atrasado

A tecnologia da informação é algo ótimo, ainda mais quando até as dívidas podem ser regularizadas por sites.

Com base nisso, vale ressaltar que o contribuinte que não estiver em dia com o Detran BA IPVA pode ser notificado ou até ter multa devido ao esgotamento do prazo.

Porém, agora, através do site da Secretaria da Fazenda/BA, é possível obter até 70% de desconto se pagar antes da execução fiscal.

Como saber se foi notificado pelo Detran BA?

  • Acesse o site do Detran BA;
  • Vá em Inspetoria Eletrônica;
  • IPVA;
  • Relação de Notificados;
  • Preencha o número do Renavam de seu veículo.

Caso tenha sido notificado, imprima o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) que também está neste site. Fazendo da seguinte forma:

  • Vá em Inspetoria Eletrônica;
  • IPVA;
  • DAE Para Pagamento;
  • Exercícios Notificados;
  • Quitar o débito em qualquer banco.

Todavia, se o devedor não tiver sido notificado, deve ir até uma agência ou caixa eletrônico dos bancos Bancoob, Bradesco ou Brasil, e pagar o valor utilizando o número do Renavam.

Também pode optar por um posto de atendimento da Secretaria da Fazenda, Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) ou pelas inspetorias fazendárias do Estado da Bahia.

É necessário ressaltar que para adquirir o licenciamento do automóvel é preciso resolver as pendências em atraso do IPVA, estar totalmente em dia com o Detran e pagar a taxa de licenciamento do seguro obrigatório.


Detran BA IPVA como pagar

Para pagar o Detran BA IPVA, o contribuinte precisa acessar ao site do Detran BA, emitir a guia de pagamento, imprimí-la e quitar o valor em alguma agência bancária.

O processo é bem parecido com o de consulta. Faça assim:

  • Acesse o site do Detran BA;
  • Faça a consulta do veículo, como ensinamos anteriormente;
  • Clique em imprimir a guia de pagamento e aguarde a conclusão do processo;
  • Com a guia impressa, vá até uma agência ou caixa eletrônico dos bancos Itaú, Brasil, Bradesco ou Caixa;
  • Opte pela maneira como quer pagar e mostre o valor.

Observação importante: será entregue um recibo comprovando o pagamento do IPVA, portanto, guarde-o em um lugar onde poderá achar caso precise. Poderá ser de grande utilidade adiante.

Depois disso, o veículo poderá seguir regulamentado por todas as rodovias e cidades brasileiras.


Detran BA IPVA boleto

É possível fazer o pagamento do Detran BA IPVA através do boleto bancário e pagá-lo em até três vezes. Vale ressaltar que o boleto é emitido através do site do Detran BA.


Detran BA IPVA parcelamento

O pagamento do IPVA BA pode ser feito por meio de cota única. No entanto, uma forma de não ficar “apertado” devido ao pagamento, é parcelar em até três vezes o valor, no boleto bancário.


Detran BA IPVA consulta Renavam

Quem deseja saber o número RENAVAM de seu veículo, não precisa consultar pelo site do Detran, é possível vê-lo na documentação do automóvel, que por sinal está no canto superior esquerdo do veículo (CRLV).

É necessário que saiba esse número, pois no momento em que for seguir as instruções de como pagar o IPVA, você precisará colocá-lo, afinal ele é utilizado para obter o dossiê completo do veículo.


Detran BA IPVA segunda via

Para obter a segunda via Detran BA IPVA, você só precisa de um dispositivo que esteja conectado à internet, pois ele pode ser emitido pelo site da Secretaria da Fazenda da Bahia. Além disso, tenha em mãos o número da placa do veículo e também do Renavam.

Lembrando que a segunda via também é um documento oficial e o pagamento do boleto poderá ser feito em lotéricas ou agências bancárias.

Se o contribuinte for correntista do Banco do Brasil poderá efetuar o pagamento no autoatendimento, sem necessidade da guia impressa, informando apenas o número do Renavam do veículo.


Sefaz BA IPVA

Portanto, a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia proporciona serviços online para que as pessoas fiquem livres das pendências veiculares, assim como o próprio Detran BA IPVA.

É por meio do site da Sefaz que as pessoas emitem boletos, analisam o dossiê do veículo e até parcelam débitos.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto ou entendeu tudo sobre o Detran BA IPVA? Qualquer coisa é só deixar aqui nos comentários.